fbpx
Por que o tabaco faz tão mal à saúde?

Por que o tabaco faz tão mal à saúde?

O tabaco utilizado no fumo é uma planta chamada de Nicotiana tabacum, nativa das Américas. Acredita-se que o tabaco começou a crescer nas Américas por volta de 6.000 a.C.

blank

Há mais de 2 mil anos, os índios americanos usavam o tabaco para curar feridas e aliviar dores. Além do uso medicinal, o tabaco era muito usado em rituais religiosos. Os líderes religiosos indígenas usavam a fumaça do tabaco para estabelecerem a comunicação com “espíritos”, com o “mundo espiritual” e obterem “poderes mágicos de cura” e “benefícios espirituais”.

Por que o tabaco faz tão mal a saúde?

No Século XV, Cristóvão Colombo foi presenteado com tabaco por nativos americanos, sendo posteriormente introduzido seu uso na Europa. Inicialmente o tabaco era consumido por nobres e o clero, conferindo status social aos seus usuários e a promessa de acesso ao “poder mágico” a ele conferido. Ao longo dos Séculos, o tabaco foi se popularizando, atingindo classes sociais menos privilegiadas, na forma de cigarro, cachimbo, charuto, fumo de corda. As indústrias do cigarro se tornaram gigantes em faturamento, usando estratégias de marketing para atingir o público feminino e adolescentes e crianças.

Em 1964, o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos da América (Surgeon General of the U.S. Public Health Service), publicou um documento baseado em mais de 7 mil artigos científicos que associam o cigarro ao câncer de pulmão e laringe em homens, ao câncer de pulmão em mulheres e a como sendo a principal causa de bronquite crônica em fumantes.

Por que o tabaco faz tão mal a saúde?

Apesar do alerta, somente 3 décadas após, foi conquistada a primeira batalha contra as poderosas indústrias de cigarros. As primeiras ações indenizatórias nas cortes americanas, contra fabricantes de cigarros, renderam milhões a indivíduos fumantes condenados a morrer de câncer. 

Tabaco e o câncer

O uso do tabaco pode causar câncer em quase qualquer parte do corpo.

Se lhe pedissem para descrever a relação entre tabaco e o câncer, você poderia pensar em câncer de pulmão. É verdade que fumar produtos do tabaco (incluindo cigarros e charutos) causa quase nove em cada dez casos de câncer de pulmão, porém o uso do tabaco pode causar câncer em quase qualquer parte do corpo, incluindo:

  • Bexiga;
  • Sangue (leucemia mieloide aguda);
  • Colo do útero;
  • Cólon e reto;
  • Esôfago;
  • Rim e pelve renal;
  • Fígado;
  • Pulmões, brônquios e traqueia;
  • Boca e garganta;
  • Pâncreas;
  • Estômago;
  • Caixa de voz (laringe).

Por que o tabaco faz tão mal a saúde?

Por que o tabaco é ruim?

A folha do tabaco contém milhares de compostos químicos, a nicotina é um deles, sendo ela responsável por causar o efeito aditivo (vício) ao tabaco. Após a folha do tabaco ser colhida, ela passa por um processo de secagem e incorporação de mais substâncias tóxicas até ser transformada para o consumo. Ao final desse processo, mais de 70 substâncias que causam câncer são encontradas no cigarro, charuto ou no fumo. Só para exemplificar, encontramos arsênico, amônia, formaldeído, chumbo, polonium radioativo, benzeno, monóxido de carbono, hidrocarbonos aromáticos policíclicos, nitrosaminas. Além dos químicos, as altas temperaturas em decorrência da queima do tabaco, causam lesão das vias respiratórias por ação direta.

Conselhos de saúde para pessoas que usam tabaco ou estão pensando em usar

As coisas mais importantes que você pode fazer para evitar os riscos do câncer à saúde são:

  • Se você não usa tabaco – não comece!
  • Se você usa tabaco – pare!

Por que o tabaco faz tão mal a saúde?

Não importa há quanto tempo você usa tabaco, parar de fumar pode reduzir o risco de câncer e outras doenças crônicas. Muitas pessoas que usam tabaco tornam-se viciadas em nicotina, uma droga encontrada naturalmente no tabaco. Isso pode tornar difícil parar de fumar. A maioria das pessoas que fumam tenta parar várias vezes antes de ter sucesso. Existem etapas comprovadas que podem ajudá-lo a parar.

Como os produtos do tabaco causam câncer

Fumo do tabaco

A fumaça de cigarros, charutos e cachimbos contém pelo menos 70 substâncias químicas que podem causar câncer. Cada vez que você respira essa fumaça, esses produtos químicos entram em sua corrente sanguínea, que os transporta para todas as partes de seu corpo. Muitos desses produtos químicos podem danificar seu DNA, que controla como seu corpo produz novas células e direciona cada tipo de célula para fazer o que foi feito. O DNA danificado pode fazer as células crescerem de maneira diferente do que deveriam. Essas células incomuns podem se transformar em câncer.

Fumo passivo

As pessoas que fumam não são as únicas que podem ter câncer por causa da fumaça do tabaco. As pessoas ao seu redor – filhos, parceiros, amigos, colegas de trabalho e outros – também respiram aquela fumaça, chamada de fumo passivo.

Por que o tabaco faz tão mal a saúde?

Produtos de tabaco sem fumaça

Produtos de tabaco sem fumaça, como mascar tabaco, também podem causar câncer, incluindo câncer de esôfago, boca e garganta e pâncreas.

Cigarros eletrônicos (vape)

Os cigarros eletrônicos (vape) formam uma névoa (geralmente chamada de nuvem) ao aquecer um líquido que contém aromatizantes e produtos químicos, muitos dos quais são prejudiciais. O líquido geralmente contém nicotina, a droga que causa dependência nos cigarros normais e em outros produtos do tabaco. Os usuários inalam a névoa em seus pulmões. Pessoas próximas também podem respirar essa névoa. Os cigarros eletrônicos não são seguros para jovens, adultos jovens, mulheres grávidas ou adultos que não usam produtos do tabaco.

Por que o tabaco faz tão mal a saúde?


Texto originalmente publicado no site Centers for Disease Control and Prevention, em 03/11/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe de Oncologia do IGESP.

Buscar

+
X