Orientações Gerais

Nosso maior compromisso é com seu pronto restabelecimento, proporcionando a você uma estada breve e tranquila.

Veja algumas informações importantes que irão auxiliá-lo durante sua permanência em nosso hospital. Consulte-o sempre que necessário e conte conosco.

O Hospital IGESP dispõe de um serviço de agendamento cirúrgico, no qual o médico responsável define a melhor data e horário para a realização dos mais diversos tipos de cirurgias. Após a reserva, para garantir a tranquilidade e a segurança de nossos pacientes, a equipe de agendamento entra em contato com o paciente ou familiar responsável para confirmar a realização da cirurgia e orientá-lo sobre as providências necessárias para sua internação, minimizando o tempo de espera e proporcionando maior eficiência no atendimento.

Documentos necessários para a internação
No dia da internação, chegue ao Hospital no horário combinado e lembre-se de levar os seguintes documentos:
– R.G.;
– C.P.F.;
– Pedido médico;
– Carteira do convênio.
É importante ter um acompanhante responsável munido de RG e CPF.

Mais informações:
(011) 3147-6350/6401
internacao@hospitaligesp.com.br

Qualquer informação sobre sua posição de conta hospitalar deve ser solicitada ao Caixa, localizado 3° andar ou pelo ramal 6253. Os horários de atendimento do Caixa são de segunda a sexta-feira das 7h as 19h e das 7h as 16h aos sábados.

Caso a alta ocorra aos domingos ou feriados, a equipe do Caixa entrará em contato no 1° dia útil subseqüente à alta, para informar sobre a posição da conta hospitalar.

Valores referentes a próteses, exames, procedimentos e outros itens não cobertos pelo convênio deverão ser pagos no momento da alta. A posição da conta hospitalar, precisa ser solicitada ao Caixa localizado 3° andar ou pelo ramal 6253. Os horários de atendimento do Caixa são de segunda a sexta-feira das 7h as 19h e das 7h as 16h aos sábados.

O Hospital preconiza como norma de segurança que todo medicamento trazido pelo paciente e/ou acompanhante, que não será utilizado durante a internação, deverá ser guardado com a Enfermagem. O mesmo será devolvido na alta hospitalar.

Além de toda infra-estrutura disponível para que seu médico lhe ofereça um atendimento eficiente e seguro, o hospital mantém 24 horas por dia uma equipe médica de plantão para atendimento em casos de urgência.

Nossa equipe de enfermagem, treinada e qualificada para prestar toda assistência necessária durante seu período de internação, somente ministrará medicamentos mediante prescrição assinada pelo médico responsável ou pelo assistente autorizado, assim como, os procedimentos de enfermagem só serão realizados sob a prescrição do profissional enfermeiro.

Obs.: As visitas médicas acontecem diariamente no decorrer do período de acordo com a agenda de cada especialista. Em hipótese alguma, informações sobre o estado de saúde dos pacientes serão passadas por telefone.

Após a alta assinada pelo médico, o acompanhante será orientado sobre a rotina da alta. Depois da liberação, por parte da administração, o aposento deverá ser totalmente desocupado em até 1 (uma) hora.

Excedido esse período, será cobrada uma nova diária cuja despesa correrá em caráter particular. Antes de deixar o hospital certifique-se de estar levando consigo todos os seus pertences e lembre-se de solicitar à enfermagem seus exames, eles podem ser úteis futuramente.

IMPORTANTE:
Despesas extras não cobertas pelo convênio médico ou débitos relativos à internação particular deverão ser quitados diretamente no caixa do hospital, localizado no 3° andar. Caso a alta ocorra fora do horário de expediente do caixa, nossa equipe entrará em contato com o paciente ou responsável em até 7 dias da alta para informá-lo sobre a posição da conta hospitalar.

Em caso de transferência do paciente da unidade de internação para UTI, solicitamos ao acompanhante a imediata liberação do apartamento levando consigo todos os seus pertences. Desta forma será evitada a cobrança de diárias extras e o aposento ficará disponível para outro paciente que necessitar.

Para os casos de Alta da UTI, o familiar e/ou responsável serão comunicados e deverão comparecer ao hospital impreterivelmente no prazo máximo de 2 (duas) horas. Após esse período será cobrada nova diária de UTI.

PARA PACIENTES
A dieta alimentar é importantíssima no processo de recuperação do paciente, e por isso, o Hospital dispõe de um serviço especializado em nutrição clínica, que orientado pelas prescrições médicas, elabora um cardápio balanceado e diferenciado para adequação da dieta às necessidades do paciente.

Horário das refeições:
– Desjejum das 7h30 às 9h;
– Almoço das 11h30 às 13h;
– Lanche da tarde das 14h30 às 19h;
– Jantar das 17h30 às 19h;
– Ceia das 20h às 22h.

IMPORTANTE:
Para segurança do paciente, não ofereça a ele alimentos que não façam parte da dieta prescrita pelo médico, especialmente alimentos que não sejam fornecidos pelo serviço de nutrição e dietética. Em caso de dúvidas solicite à enfermagem a visita de um nutricionista.

PARA ACOMPANHANTES
O IGESP dispõe de uma cafeteria localizada no 3º andar e oferece também, para comodidade dos visitantes, o Room Service, para solicitar refeições por telefone e servidas no quarto.

Room Service: Ramal 6467

Horário das refeições:
– Desjejum das 7h30 às 9h;
– Almoço das 11h30 às 13h;
– Jantar das 17h30 às 19h.

IMPORTANTE:
As refeições do acompanhante não estão incluídas na diária hospitalar, exceto em caso de paciente menor de 18 ou maior de 60 anos. Nesses casos as refeições serão servidas à apenas 1(um) acompanhante. As refeições serão entregues somente nos horários acima.

Acomodação
Nossos apartamentos dispõem de banheiro privativo, ar condicionado, cama elétrica, armário, acomodação para acompanhante, telefone fixo* e TV**.
*Para realizar ligações externas diretamente do aposento, disque 0 (zero) seguido do número desejado, lembrando que as tarifas para ligações locais, interurbanas ou chamadas para celular não estão incluídas na diária e serão
cobradas à parte em sua conta hospitalar. Para receber ligações, basta utilizar o número da nossa Central de Atendimento 11 3147-6200 e o ramal correspondente ao seu apartamento, informado no ato da internação.
**O controle remoto disponibilizado para o uso da TV, deverá ser devolvido no setor de internação no momento da alta hospitalar.

Diárias
Na diária estão contemplados o uso do aposento, as refeições do paciente e a assistência de enfermagem durante todo o período de internação.
O kit de higiene é fornecido pelo hospital como cortesia e desta forma não haverá reposição.
A diária hospitalar se encerra no momento da alta do paciente, independente do horário da internação. À partir da notificação da alta o aposento deverá ser desocupado em no máximo 1(uma) hora. A permanência após o prazo
mencionado levará à cobrança de nova diária particular.

Higienização
Diariamente é realizado o trabalho de limpeza e higienização dos aposentos.
Serviços eventuais de revisão da limpeza podem ser solicitados ao setor de enfermagem.

Rouparia
Para garantir o conforto e a segurança dos pacientes, todo o enxoval utilizado no hospital passa por um rigoroso processo de higienização seguindo os conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
A roupa de cama do acompanhante é fornecida a cada 3(três) dias. A solicitação de reposição fora desse prazo implicará na cobrança de taxa de lavanderia não coberta pelos convênios, por isso é importante que o uso do enxoval seja feito com zelo e resposabilidade.
A verificação do enxoval fornecido será feita pela equipe de hotelaria no momento da alta, antes da desocupação do aposento. Peças faltantes ou danificadas poderão ser cobradas na conta hospitalar conforme tabela de preços disponível para consulta no caixa do hospital.

Estacionamento
O hospital oferece serviço de estacionamento administrado por empresa tercerizada, a qual é responsável por danos ou avarias que eventualmente ocorram durante a utilização do serviço, exceto em caso de objetos deixados no interior do veículo.

A visita de familiares e amigos, salvo quando não há restrições de ordem médica, é liberada nos seguintes horários:

Apartamentos
Das 10h às 22h, com permanência de apenas 3 visitantes por vez;

Enfermaria
Das 16h às 17h e das 19h às 21h, com permanência de apenas 2 visitantes por vez;

UTI
Das 15h às 15h30 e das 20h30 às 21h, e o acesso à UTI é liberado para 2 visitantes sem revezamento.

IMPORTANTE
– O boletim médico da UTI será passado diariamente na visita das 15h;
– Não é permitida a visita de crianças menores de 12 anos;
– Os visitantes deverão respeitar a rotina de horários e troca de acompanhantes;
– Não é permitido o uso de aparelhos celulares dentro da UTI;
– A visita deve ser restrita ao leito do familiar internado, não sendo permitida a circulação pelas dependências da UTI.

Documentos e pertences pessoais eventualmente deixados no hospital, se encontrados, serão recolhidos e guardados por um período de 30 dias. Após esse prazo, caso não sejam retirados, serão descartados ou doados para instituições de caridade. Se você esquecer algum pertence, pode procura-lo no setor de achados e perdidos telefone 11 3147-6200 ramal 6466 de segunda a sexta feira das 8h às 17h.

IMPORTANTE
O hospital não se responsabiliza por valores ou objetos de uso pessoal de pacientes e acompanhante. Para sua segurança, recomendamos que os mesmos sejam mantidos sob a guarda da família ou levados para casa.

Muita atenção com essa prática de pessoas mal-intencionadas, com o intuito de obter vantagens financeiras indevidas. Não é raro ocorrer contatos telefônicos desses golpistas durante a sua internação no hospital, identificando-se.
Se isso acontecer, não faça qualquer transação bancária antes de confirmar a origem e a veracidade do contato. Caso receba alguma ligação desse tipo o paciente ou acompanhante deve entrar em contato imediatamente com nossa
equipe de internação através do ramal 6401.

Para garantir o bem-estar de nossos pacientes e o bom funcionamento do hospital é muito importante:
– Respeitar os horários de visita;
– Falar em voz baixa;
– Lavar/higienizar sempre as mãos ao entrar no quarto e antes de qualquer;
– Não se sentar no leito do paciente;
– Não levar alimentos de casa para o hospital e jamais oferecer ao paciente alimentos que não sejam fornecidos pelo serviço de nutrição e dietética;
– Impedir que pessoas portadoras de doenças transmissíveis, como gripe, conjuntivite ou febre de qualquer natureza, mantenham contato direto com o paciente;
– Para conforto dos pacientes, o acompanhante poderá, sem auxílio da enfermagem substituir os canais de TV, modificar a temperatura do ar condicionado, colocar ou retirar os cobertores do leito e também movimentar a cama através dos comandos elétricos conforme indicação do painel.

ATENÇÃO
Nas dependências do hospital é terminantemente proibido:
– Fumar nas áreas internas e externas do hospital conforme Lei Federal nº 12.546. O descumprimento implica em multa e sanções legais cabíveis;
– Portar ou consumir bebidas alcoólicas, em hipótese alguma;
– Lavar ou pendurar roupas nas janelas e área interna dos aposentos. Roupas sujas devem ser levadas para casa, jamais lavadas na pia do banheiro;
– Manter vasos de flores pois são grandes condutores de fungos e bactérias.