blank

Fazer exercícios físicos é um ato de amor próprio: Como começar a praticar?

A rotina estressante, sedentarismo e uma alimentação não equilibrada podem ser nocivas à saúde. Por isso, é importante cultivar hábitos de vida saudáveis por meio de uma alimentação balanceada, atividades de lazer e relaxantes, como hobbies e meditação, além de uma rotina de exercícios físicos.

Hábitos de vida saudáveis são aliados importantes para promoção da saúde e para prevenção de doenças, podendo, por exemplo, contribuir em diminuir o risco de desenvolvimento de algumas doenças como, obesidade e doenças cardiovasculares.

Fisicamente, manter uma rotina regular de exercícios físicos pode melhorar a circulação sanguínea, ajudar a controlar a pressão arterial e o peso, mantendo o organismo saudável e capaz de tolerar, sem fadiga, as demandas físicas que fazem parte do cotidiano. Exercitar-se possui outros importantes benefícios como, por exemplo, melhorar bem-estar e autoestima, diminuir estresse e aumentar desempenho, produtividade e concentração para realizar diferentes atividades.

Como começar?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para indivíduos saudáveis a recomendação é de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos para crianças e adolescentes. Recomenda-se uma rotina de exercícios aeróbicos, de três a cinco vezes na semana, com duração de 30 a 60 minutos. Exercícios como caminhada, corrida, natação, ciclismo, patinação e dança são ótimas opções para diferentes idades.

Mas lembre-se é importante o acompanhamento e orientações de profissionais, como o médico e educador físico.
A verdadeira beleza está em um corpo e mente saudáveis!

Por Dr. Andrea Bottoni é médico nutrólogo, coordenador da equipe de nutrologia do Hospital IGESP e supervisor do programa de residência médica em nutrologia do Hospital. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 × quatro =

Buscar

+
X