AVC: Saiba como identificar os primeiros sinais
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma alteração na circulação sanguínea do cérebro, os fatores de risco mais comuns são:
• Problemas cardíacos;
• Hipertensão;
• Diabetes;
• Tabagismo;
• Consumo frequente de álcool e drogas.
Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é uma das principais causas de morte no Brasil, sua maior prevenção são as mudanças de hábitos. A doença possui dois tipos, são elas:
Acidente vascular isquêmico ou infarto cerebral: esse tipo é responsável pela maioria dos casos, é caracterizado pelo entupimento dos vasos cerebrais, devido a uma trombose ou embolia.
Acidente vascular hemorrágico: quando ocorre o rompimento dos vasos sanguíneos, causando uma hemorragia levando ao aumento de pressão intracraniana. Esse é considerado o tipo mais grave de AVC.
Identificar precocemente os sintomas pode evitar danos graves ao cérebro, diminuindo o risco de sequelas. Fique atento se perceber alteração da força muscular ou formigamento no corpo, assimetria facial, dificuldade de fala, movimentação da língua, dor de cabeça súbita e intensa, perda da visão de um olho ou dos dois e paralisia.
No acidente vascular hemorrágico também é possível que sintomas como vômito, confusão mental e perda de consciência sejam apresentados.
É importante realizar avaliações médicas frequentes, principalmente as pessoas com mais de 55 anos que possuem mais propensão a desenvolver um AVC. Ao sentir os sintomas, procure um médico!
Dra. Natália Zorzenon Nate