fbpx
Saiba como prevenir a Doença Falciforme

Saiba como prevenir a Doença Falciforme

A Doença Falciforme (DF) é uma das alterações genéticas de maior incidência no Brasil. De característica hereditária, causa alterações nos glóbulos vermelhos do indivíduo, fazendo com que percam a elasticidade e dificultem a circulação e a chegada de oxigênio nos tecidos do organismo. Pode manifestar-se clinicamente desde o primeiro ano e durar por um longo período, até mesmo durante a vida toda. Saiba como prevenir a Doença Falciforme

Geralmente, os sintomas mudam de acordo com o perfil de cada paciente. Idade e, principalmente, os hábitos e estilo de vida são fatores determinantes. A gravidade da doença varia em cada organismo e pode levar a morte, porém, na maioria dos casos, acontece devido suas complicações, como infecções, anemia hemolítica e microinfartos.

Principais sinais e complicações causados pela Doença Falciforme:
  • Anemia crônica e icterícia;
  • Crises de dor;
  • Infecções;
  • Sequestro Esplênico Agudo;
  • Acidente Vascular Isquêmico (em crianças e adolescentes);
  • Úlcera de perna.
Tratamentos e métodos preventivos

O exame de eletroforese de hemoglobina é um dos métodos mais comuns para o diagnóstico da doença e, o quanto antes identificá-la, mais rápido será iniciado o acompanhamento multidisciplinar por hematologistas, cardiologistas, neurologistas, entre outros.

Conciliar um estilo de vida saudável, exames e vacinação em dia, controle da hipertensão arterial, além de acompanhamento nutricional, são fundamentais para prevenção à doença.

 


 

Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!

Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo!

Buscar

+
X