fbpx
Por que se preocupar com o câncer de intestino?

Por que se preocupar com o câncer de intestino?

câncer de cólon, também conhecido como câncer colorretal, é um importante problema de saúde por vários motivos, e estar ciente de seus riscos e impactos pode ajudar na detecção e tratamentos precoces, potencialmente salvando vidas. Aqui estão as principais razões pelas quais você deve se preocupar com o câncer de cólon:

Trata-se de um dos tipos mais comuns de câncer em homens e mulheres. Por isso, a conscientização e a compreensão dos fatores de risco e sintomas podem levar à detecção precoce, onde o tratamento costuma ser mais bem-sucedido.

Muitas vezes, os sintomas podem não aparecer até que a doença tenha progredido para um estágio avançado, dificultando o tratamento. O rastreamento regular pode ajudar a detectar o tumor precocemente, antes mesmo que os sintomas se desenvolvam. Alteração do hábito intestinal, sangue nas fezes e emagrecimento sem explicação, são sinais de alarme e devem ser relatados ao médico.

Muitos aspectos relacionados ao estilo de vida têm sido associados a um aumento do risco de desenvolver câncer de cólon, incluindo dieta, obesidade, tabagismo, falta de atividade física e o próprio aumento da idade, particularmente após os 50 anos. No entanto, houve um crescimento de casos entre adultos mais jovens, ressaltando a importância de estar atento aos sintomas e fatores de risco, independentemente da idade.

Com exames regulares, como pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia, os pólipos pré-cancerosos podem ser encontrados e removidos antes de se tornarem cancerosos. A doença em estágio inicial, quando diagnosticada, tem grande chance de ser tratada com sucesso, o que confere a importância do rastreamento e da detecção precoce.

O câncer de cólon avançado não tratado pode ser fatal. E, mesmo quando tratado, pode impactar significativamente a qualidade de vida do paciente devido aos efeitos colaterais do tratamento ou da cirurgia.

Dr. Ricardo Viebig
Diretor Técnico no Núcleo de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologica (MoDiNe) do Hospital IGESP


Confira outros artigos de saúde e siga o IGESP nas redes sociais.

Buscar

+
Pular para o conteúdo