Orientações Gerais
Nosso maior compromisso é com seu pronto restabelecimento, proporcionando a você uma estada breve e tranquila.
Veja algumas informações importantes que irão auxiliá-lo durante sua permanência no Hospital IGESP, Unidades Paulista e Litoral. Consulte-o sempre que necessário e conte conosco.
O Hospital IGESP dispõe de um serviço de agendamento cirúrgico, no qual o médico responsável define a melhor data e horário para a realização dos mais diversos tipos de cirurgias. Após a reserva, para garantir a tranquilidade e a segurança de nossos pacientes, a equipe de agendamento entra em contato com o paciente ou familiar responsável para confirmar a realização da cirurgia e orientá-lo sobre as providências necessárias para sua internação, minimizando o tempo de espera e proporcionando maior eficiência no atendimento.
Documentos necessários para a internação
No dia da internação, chegue ao Hospital no horário combinado e lembre-se de levar os seguintes documentos:
– R.G.
– C.P.F.
– Pedido médico
– Carteira do convênio
É importante ter um acompanhante responsável munido de RG e CPF.
Hospital IGESP Paulista
(11) 3147-6350/6401
internacao@hospitaligesp.com.br
Hospital IGESP Litoral
(13) 4042-8272
Qualquer informação sobre sua posição de conta hospitalar deve ser solicitada ao Caixa.
Hospital IGESP Paulista e Litoral
Caixa ramal 6253
Caso a alta ocorra aos domingos ou feriados, a equipe do Caixa entrará em contato no 1° dia útil subsequente à alta, para informar sobre a posição da conta hospitalar.
Valores referentes a próteses, exames, procedimentos e outros itens não cobertos pelo convênio deverão ser pagos no momento da alta. A posição da conta hospitalar, precisa ser solicitada ao Caixa.
Hospital IGESP Paulista e Litoral
Caixa ramal 6253
O Hospital preconiza como norma de segurança que todo medicamento trazido pelo paciente e/ou acompanhante, que não será utilizado durante a internação, deverá ser guardado com a Enfermagem. O mesmo será devolvido na alta hospitalar.
Além de toda infraestrutura disponível para que seu médico lhe ofereça um atendimento eficiente e seguro, o hospital mantém 24 horas por dia uma equipe médica de plantão para atendimento em casos de urgência.
Nossa equipe de enfermagem, treinada e qualificada para prestar toda assistência necessária durante seu período de internação, somente ministrará medicamentos mediante prescrição assinada pelo médico responsável ou pelo assistente autorizado, assim como, os procedimentos de enfermagem só serão realizados sob a prescrição do profissional enfermeiro.
As visitas médicas acontecem diariamente no decorrer do período de acordo com a agenda de cada especialista. Em hipótese alguma, informações sobre o estado de saúde dos pacientes serão passadas por telefone.
Após a alta assinada pelo médico, o acompanhante será orientado sobre a rotina da alta. Depois da liberação, por parte da administração, o aposento deverá ser totalmente desocupado em até 1 (uma) hora.
Excedido esse período, será cobrada uma nova diária cuja despesa correrá em caráter particular. Antes de deixar o hospital certifique-se de estar levando consigo todos os seus pertences e lembre-se de solicitar à enfermagem seus exames, pois podem ser úteis futuramente.
IMPORTANTE
Despesas extras não cobertas pelo convênio médico ou débitos relativos à internação particular deverão ser lançadas posteriormente à alta e nossa equipe entrará em contato com o paciente ou responsável em até 7 dias da alta para informá-lo sobre a posição da conta hospitalar.
Em caso de transferência do paciente da unidade de internação para UTI, solicitamos ao acompanhante a imediata liberação do apartamento levando consigo todos os seus pertences. Desta forma será evitada a cobrança de diárias extras e o aposento ficará disponível para outro paciente que necessitar.
Para os casos de Alta da UTI, o familiar e/ou responsável serão comunicados e deverão comparecer ao hospital impreterivelmente no prazo máximo de 2 (duas) horas. Após esse período será cobrada nova diária de UTI.
PARA PACIENTES
A dieta alimentar é importantíssima no processo de recuperação do paciente, e por isso, o Hospital dispõe de um serviço especializado em nutrição clínica, que orientado pelas prescrições médicas, elabora um cardápio balanceado e diferenciado para adequação da dieta às necessidades do paciente.
Horário das refeições:
• Desjejum das 7h30 às 9h;
• Almoço das 11h30 às 13h;
• Lanche da tarde das 14h30 às 19h;
• Jantar das 17h30 às 19h;
• Ceia das 20h às 22h.
IMPORTANTE
Para segurança do paciente, não ofereça a ele alimentos que não façam parte da dieta prescrita pelo médico, especialmente alimentos que não sejam fornecidos pelo serviço de nutrição e dietética. Em caso de dúvidas solicite à enfermagem a visita de um nutricionista.
PARA ACOMPANHANTES
As refeições dos acompanhantes não estão incluídas na diária hospitalar, exceto em caso de paciente menor de 18 ou maior de 60 anos. Nesses casos as refeições serão servidas à apenas 1 (um) acompanhante.
Horário das refeições:
• Desjejum das 7h30 às 9h;
• Almoço das 11h30 às 13h;
• Jantar das 17h30 às 19h.
IMPORTANTE
• Para receber a refeição, o acompanhante deverá estar no quarto durante os horários acima, pois não serão servidas após este período.
• Para maior controle, nossos utensílios são rastreados.
Por segurança do paciente, é proibida a entrada de alimentos externos.
IMPORTANTE
Em caso de liberação médica, poderão ser trazidos alimentos com os seguintes critérios:
• Os alimentos deverão ser consumidos imediatamente no horário da visita, não devendo ser armazenados ou deixados potes no ambiente hospitalar;
• Só serão permitidos alimentos não perecíveis na embalagem original com a data de validade visível e dentro do prazo (torradas, biscoitos, bombons, pães, bolos, sucos) são permitidos;
• As liberações ocorrem de terça à sexta-feira.
Para dúvidas ou informações, entre em contato com o Setor de Nutrição.
Hospital IGESP Paulista
(11) 3147 6200 | Ramais 6282 e 6437
Hospital IGESP Litoral
(13) 4042 0999 | 8240, 8241 e 8282
Acomodação
Nossos apartamentos dispõem de banheiro privativo, ar condicionado, cama elétrica, armário, acomodação para acompanhante, telefone fixo e TV.
IMPORTANTE
O controle remoto disponibilizado para o uso da TV, deverá ser devolvido no setor de internação no momento da alta hospitalar.
Diárias
• Na diária estão contemplados o uso do aposento, as refeições do paciente e a assistência de enfermagem durante todo o período de internação.
• O kit de higiene é fornecido pelo hospital como cortesia e desta forma não haverá reposição.
• A diária hospitalar se encerra no momento da alta do paciente, independente do horário da internação. À partir da notificação da alta o aposento deverá ser desocupado em no máximo 1 (uma) hora. A permanência após o prazo mencionado levará à cobrança de nova diária particular.
Higienização
Diariamente é realizado o trabalho de limpeza e higienização dos aposentos. Serviços eventuais de revisão da limpeza podem ser solicitados ao setor de enfermagem.
Rouparia
Para garantir o conforto e a segurança dos pacientes, todo o enxoval utilizado no hospital passa por um rigoroso processo de higienização seguindo os conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
A roupa de cama do acompanhante é fornecida a cada 3(três) dias (exceto cobertor, fornecido 1 (um) por período de internação). A solicitação de reposição fora desse prazo implicará na cobrança de taxa de lavanderia não coberta pelos convênios, por isso é importante que o uso do enxoval seja feito com zelo e responsabilidade.
IMPORTANTE
Para maior controle, nosso enxoval é rastreado.
Telefones
Para realizar ligações externas diretamente do aposento, disque 0 (zero) seguido do número desejado, lembrando que as tarifas para ligações locais, interurbanas ou chamadas para celular não estão incluídas na diária e serão cobradas à parte em sua conta hospitalar. Para receber ligações, basta utilizar o número da nossa Central e o ramal correspondente ao seu apartamento, informado no ato da internação.
Central
Hospital IGESP Paulista
(11) 3147 6200
Hospital IGESP Litoral
(13) 4042 0999
Estacionamento
O hospital oferece serviço de estacionamento administrado por empresa tercerizada, a qual é responsável por danos ou avarias que eventualmente ocorram durante a utilização do serviço, exceto em caso de objetos deixados no interior do veículo.
A visita de familiares e amigos, salvo quando não há restrições de ordem médica, é liberada nos seguintes horários:
Apartamentos
Permitido 1 (um) acompanhante com 1 (um) revezamento dentro do horário permitido;
Enfermaria
Permitido 1 (um) acompanhante para pacientes menores de 18 anos e idade igual ou superior a 60 anos e 1 (um) visitante com revezamento dentro do horário permitido;
UTI
Não é permitido acompanhante, liberado para 1 (um) visitante com revezamento dentro do horário permitido.
Unidades de Internação Infantil (Apenas Hospital IGESP Litoral)
A presença da família é extremamente importante para a recuperação do paciente. A unidade pediátrica do Hospital IGESP permite a presença do pai ou da mãe 24h juntos ao leito. Ao longo do dia há 3 intervalos de 1h para que ambos os pais possam acompanhá-lo. Sendo estes: 8h às 9h • 12h às 13h • 16h às 17h.
Andares de Isolamento
• Não é permitido acompanhante ou visitante.
• Boletim médico passado diariamente à família.
IMPORTANTE
• O boletim médico da UTI será passado diariamente na visita das 15h;
• Não é permitida a visita de crianças menores de 12 anos;
• Os visitantes deverão respeitar a rotina de horários e troca de acompanhantes;
• Não é permitido o uso de aparelhos celulares dentro da UTI;
• A visita deve ser restrita ao leito do familiar internado, não sendo permitida a circulação pelas dependências da UTI.
• Traga uma referência de casa para confortar seu filho, como um cobertor pequeno ou brinquedo ou roupas que goste de vestir e informe sobre a rotina diária de casa isso é muito útil para melhorar a estadia dele no hospital.
• Se você pai ou mãe, não puder ficar com seu filho 24h no hospital, deixe-o sob responsabilidade de alguém próximo e busque tirar as dúvidas nos momentos em que estiver no hospital e lembre-se as informações sobre o estado de saúde dos pacientes não são passadas por telefone.
• Não retire sua pulseira de identificação tampouco a da criança, isso garante a segurança de vocês.
• Não deixe a criança sozinha! Avise a equipe caso precisar se ausentar nunca retire a sua pulseira de identificação, isso garante a guarda da criança/adolescente, retire apenas no momento da alta hospitalar.
• O hospital usa mamadeiras que possam ser esterelizadas. Isso é uma exigência técnica e serve para evitar a transmissão de doenças entre as crianças. Se seu filho não se adaptar à mamadeira do hospital, você poderá usar as mamadeiras dele.
• Caso utilize as mamadeiras do hospital, não rasgue ou modifique os bicos.
• A alimentação externa é liberada apenas com autorização do médico ounutricionista.
Documentos e pertences pessoais eventualmente deixados no hospital, se encontrados, serão recolhidos e guardados por um período de 30 dias. Após esse prazo, caso não sejam retirados, serão descartados ou doados para instituições de caridade. Se você esquecer algum pertence, pode procura-lo no setor de achados e perdidos
Setor Achados e Perdidos
Hospital IGESP Paulista
(11) 3147 6200 – Ramal 6466
Segunda a sexta feira das 8h às 17h.
Hospital IGESP Litoral
(13) 4042 0999 – Ramal 8217
Segunda a sexta feira das 8h às 17h.
IMPORTANTE
O hospital não se responsabiliza por valores ou objetos de uso pessoal de pacientes e acompanhantes. Para sua segurança, recomendamos que os mesmos sejam mantidos sob a guarda da família ou levados para casa.
Ramais
Hospital IGESP Paulista
Internação 6238
Caixa 6253
Hotelaria 6350
Ouvidoria 6399
Hospital IGESP Litoral
Internação 8272
Caixa 6253
Hotelaria 8215
Ouvidoria 6399
Muita atenção com essa prática de pessoas mal-intencionadas, em obter de obter vantagens financeiras indevidas. Não é raro ocorrer contatos telefônicos desses golpistas durante a sua internação no hospital, identificando-se como médicos ou funcionários da instituição.
Se isso acontecer, não faça depósitos ou pagamento sem antes confirmar a informação.
Para garantir o bem-estar de nossos pacientes e o bom funcionamento do hospital é muito importante:
• Respeitar os horários de visita;
• Falar em voz baixa;
• Lavar/higienizar sempre as mãos ao entrar no quarto e antes de qualquer contato com o paciente;
• Não se sentar no leito do paciente;
• Não levar alimentos de casa para o hospital e jamais oferecer ao paciente alimentos que não sejam fornecidos pelo serviço de nutrição e dietética;
• Impedir que pessoas portadoras de doenças transmissíveis, como gripe, conjuntivite ou febre de qualquer natureza, mantenham contato direto com o paciente;
• Para conforto dos pacientes, o acompanhante poderá, sem auxílio da enfermagem substituir os canais de TV, modificar a temperatura do ar condicionado, colocar ou retirar os cobertores do leito e também movimentar a cama através dos comandos elétricos conforme indicação do painel.
ATENÇÃO
Nas dependências do hospital é terminantemente proibido:
• Fumar nas áreas internas e externas do hospital conforme Lei Federal nº 12.546. O descumprimento implica em multa e sanções legais cabíveis;
• Portar ou consumir bebidas alcoólicas, em hipótese alguma;
• Lavar ou pendurar roupas nas janelas e área interna dos aposentos. Roupas sujas devem ser levadas para casa, jamais lavadas na pia do banheiro;
• Manter vasos de flores pois são grandes condutores de fungos e bactérias.