blank

A unidade de Hemodinâmica funciona 24 horas por dia e está estrategicamente instalada numa ala junto à UTI cardiológica com 11 leitos e uma área de recuperação para pacientes externos, dotada de equipamentos de segurança e monitorização, essenciais nas intervenções diagnósticas ou terapêuticas.

A unidade dispõe de um dos mais avançados equipamentos de Hemodinâmica, lançada no Japão pela Canon há pouco menos de um ano, conta com um sistema de Angiografia Alphenix Core +, sendo a primeira máquina em operação no Brasil e a segunda na América do Sul.

O equipamento permite a realização de diversos procedimentos intervencionistas minimamente invasivos, como: cateterismo cardíaco, angiografias vasculares, cerebrais, angioplastias cardíacas, cerebrais e vasculares, tratamentos de aneurismas e procedimentos de embolização. O Alphenix Core + possui um design avançado, que possibilita a cobertura total do paciente sem necessidade de movimentação, já que é o único equipamento do mercado com varredura lateral de 180 cm, para facilitar a realização de intervenções em membros superiores sem nenhuma dificuldade de acesso.

Quando combinado com a mesa de procedimentos, é possível que uma intervenção se torne uma cirurgia sem a necessidade de transporte do paciente para uma outra sala. A tecnologia utilizada viabiliza diagnósticos mais precisos e completos graças à alta qualidade das imagens, fundamental para o tratamento de diversas patologias.

Na Cardiologia, especialidade mais conhecida, é possível estabelecer diagnósticos mais precisos e tratar doenças adquiridas como angina, através de implante de próteses que dilatam a artéria entupida, os famosos stents. Além disso pode-se tratar algumas doenças valvares e mesmo congênitas também por implante de próteses específicas, evitando procedimentos cirúrgicos agressivos e algumas vezes mais arriscados.

A Cirurgia Vascular é outra área que mudou muito suas indicações terapêuticas. Patologias como tromboses, aneurismas, fístulas, obstruções arteriais em diversos órgãos podem hoje ser tratadas por cateteres que penetram por um pequeno orifício e migram pelas artérias até atingir o órgão doente e promover modificações que resolvam os sintomas e reduzam o risco de morte. O mesmo princípio aplica-se a doenças neurológicas como aneurismas cerebrais que podem ser anulados pelo uso de próteses conduzidas pela rede arterial, evitando cirurgias. Algumas arritmias que tantos sintomas causam e em alguns casos implicam até em risco de morte, podem ser curadas por cateteres terapêuticos que cauterizam pontos do coração responsáveis pela arritmia e impedem sua manifestação.

Já a Radiologia intervencionista consiste em técnicas específicas para cada tipo de tratamento, permitindo por exemplo levar um cateter até as artérias que irrigam um tumor e injetar o quimioterápico diretamente dentro dele para tratá-lo.

Médico responsável: Dr. Irapuan Magalhães Penteado (CRM: 33.492)